top of page

BLOG

  • Foto do escritorBuffet Villa Sandino

6 dicas para planejar um casamento dentro do orçamento - sem dívidas

Atualizado: 19 de jun. de 2018

Sonhar, sim! Delirar, jamais! Sabemos que planejar o casamento não é uma tarefa fácil: encontrar os fornecedores ideais e que caibam no bolso. E, como não há nada pior do que começar uma vida a dois endividada, trazemos aqui as 6 dicas para realizar o seu casamento dentro do seu orçamento, sem dívidas.


Vamos às dicas:

1. Defina seu orçamento total

Antes de qualquer coisa, defina quanto você está disposta e pode gastar no seu grande dia. Com esta informação, você guiará todo o seu planejamento posteriormente. Cuidado para não estipular um valor muito abaixo do necessário para atender todos os seus desejos. Para te ajudar a ter uma noção do valor veja nossas dicas para o orçamento de um casamento para 150 convidados.


2. Distribua seu orçamento entre os serviços

Depois de definido seu orçamento total, distribua por cada fornecedor para você começar a sua pesquisa já se baseando nos limites do seu budget. Normalmente o seu orçamento total pode ser distribuído baseado nos percentuais abaixo (esses percentuais funcionam bem para casamentos de 150 a 300 convidados):

  • Buffet - de 20% a 25% do orçamento total

  • Recepção (com gerador e iluminação) - de 10% a 15% do orçamento total

  • Decoração - de 15% a 20% do orçamento total

  • Cerimonial / Assessoria - de 2% a 6% do orçamento total

  • Bebidas - de 3% a 6% do orçamento total

  • Docinhos e Bem Casados - de 2% a 6% do orçamento total

  • Foto e Filmagem - de 5% a 10% do orçamento total

  • Música - de 5% a 15% do orçamento total

  • Vestido da noiva, maquiagem, cabelo e traje do noivo - de 10% a 15% do orçamento total

  • Cerimônia (celebrante, gerador, iluminação, igreja) - de 4% a 6% do orçamento total

  • Outros serviços e fornecedores - de 5% a % do orçamento total


3. Feche sua lista de convidados

Grande parte dos serviços tem seus valores proporcionais ao tamanho da sua festa: o buffet, a decoração, os docinhos, entre outros. Faça a lista de convidados do casal o quanto antes, valide esta lista com os pais dos noivos, e feche a lista. Com esta lista e o orçamento total que já foi programado, você poderá começar as pesquisas de fornecedores com maior embasamento.


4. Pesquise, pesquise e pesquise!

Hoje em dia, existem muitos blogs e sites especializados em casamentos, grupos de facebook, perfis no instagram, etc. Pesquise bastante sobre cada fornecedor. Cuidado com o "barato que sai caro"; cuidado com o fornecedor que é caro só por tradição, mas está ultrapassado; cuidado com os aventureiros. Veja aqui nossas dicas na hora de contratar um fornecedor para o seu casamento.


5. Não se desespere para fechar uma promoção

Não se desespere para fechar um contrato só porque o fornecedor está com uma promoção com um prazo específico. Não adianta fechar um contrato na correria, sem analisar corretamente, e depois ter que abdicar de algum de seus sonhos porque não encaixou no orçamento. E, cá entre nós, em 99% das vezes, o fornecedor manterá o preço, mesmo que tenha estourado o prazo da promoção em 1 ou 2 semanas. Analise tudo no seu tempo.


6. Cuidado com os pacotes de fornecedores

Muito cuidado com os pacotes de fornecedores. Algumas vezes, podem ser uma boa oportunidade, mas, normalmente, você conseguiria o mesmo valor (ou próximo) negociando individualmente com cada fornecedor e escolhendo um a um. Sem precisar ficar preso a nenhum deles. A escolha dos profissionais que estarão no seu grande dia é importantíssima para você ficar se prendendo a pacotes: pesquise bastante para escolher cada um. Se acontecer do pacote em questão ser com todos os fornecedores dos seus sonhos, ótimo. Se não, fuja da "promoção" e procure seus fornecedores individualmente! Veja aqui nosso post sobre o orçamento de um casamento com 150 convidados e veja que você pode fazer tudo dentro do seu budget sem stress.


Tá gostando de nosso blog? Segue nosso instagram, que sempre postamos lá as novidades.



bottom of page